Configure sua experiência acessível:

Tamanho do texto

Contraste

Retail
2 min

Queda nas vendas de destilados após casos de metanol

Casos recentes de intoxicação por bebidas adulteradas com metanol têm impactado diretamente o comportamento do consumidor e provocado uma queda nas vendas de destilados em todo o país.

Queda nas vendas de destilados teve impacto maior em São Paulo

De acordo com o nosso levantamento, publicado na CNN Brasil, entre os dias 5 e 7 de outubro as categorias de gin, vodka e uísque registraram retração de 34% nas vendas em supermercados e atacarejos, na Região Metropolitana de São Paulo, que inclui 39 municípios, entre eles a capital. Esse evento teve reflexo direto da cautela dos consumidores após as notícias de contaminação.

Em nível nacional, a queda nas vendas de destilados foi de 29% no mesmo período, em comparação à primeira semana de outubro de 2024.

Quando analisado um recorte mais amplo de 28 de setembro a 7 de outubro, desde a confirmação do primeiro caso, as reduções chegam a 26% na Grande São Paulo e 23% no país.

Segurança do varejo no consumo de destilados

Apesar da retração nas vendas, segundo a CNN, o setor reforça a segurança da compra de bebidas alcoólicas em supermercados.
Em nota, a Apas (Associação Paulista de Supermercados) destacou que o canal mantém rígidos processos de rastreabilidade, assegurando a origem e qualidade dos produtos.

“O setor mantém processos de rastreabilidade que garantem a segurança e a origem dos produtos, assegurando uma experiência de compra confiável e transparente”, afirmou a entidade.


Queda nas vendas de destilados reflete consumidor mais cauteloso

A queda nas vendas mostra que o consumidor está mais atento à procedência das bebidas, priorizando ambientes de compra confiáveis e marcas reconhecidas. Esse comportamento pode gerar um movimento de revalorização da segurança alimentar e das relações de confiança entre varejo e consumidor.


Acompanhe o Radar Scanntech para entender mais sobre o canal alimentar brasileiro

O Radar Scanntech é o nosso principal relatório mensal, com análises completas sobre as vendas em supermercados e atacarejos de todo o país.

Nele, você encontra insights sobre categorias, cestas, canais e regiões, que ajudam a entender as movimentações do mercado e tomar decisões mais inteligentes, baseadas em dados reais de consumo.

Acesse o Radar Scanntech e fique por dentro do que está acontecendo no varejo alimentar brasileiro.

Compartilhe:
Comunicação

Assessoria de imprensa

Atendemos os jornalistas através do e-mail: scanntech@loures.com.br ou telefone: (11) 96931-5418