Configure sua experiência acessível:

Tamanho do texto

Contraste

Retail
2 min

Varejo alimentar com queda no volume de vendas no 1º semestre

varejo alimentar

O varejo alimentar brasileiro encerrou o primeiro semestre de 2025 com alta de 5,8% no faturamento, mas o volume de vendas recuou 1,4%. Esses dados mostrados na matéria da O Globo, são resultado de estudo exclusivo realizado pela Scanntech, que acompanha mais de 60 mil pontos de venda no país.


Desaceleração da inflação não reflete aumento nas compras do varejo alimentar

Apesar da desaceleração da inflação nos alimentos para consumo domiciliar, o volume de compras no varejo alimentar não cresceu. O estudo mostra que, embora os consumidores estejam gastando mais por visita, isso está diretamente relacionado ao aumento dos preços — e não à compra de mais itens.


Queda nas unidades vendidas em quase todos os meses

A análise mês a mês revela que, com exceção de janeiro e abril, todos os meses apresentaram queda nas unidades vendidas, com destaque para março e junho, ambos com retração de 4,1%. Isso demonstra uma mudança no comportamento de consumo, com o consumidor gastando mais, mas comprando menos.


Aumento no tíquete médio impulsionado por preços mais altos

O estudo também aponta que o tíquete médio teve um aumento de 6,2%, refletindo que os consumidores estão pagando mais por cada item, mas não necessariamente comprando mais. O aumento geral dos preços tem sido o principal fator por trás desse crescimento no valor gasto por visita ao supermercado.


O que isso significa para o varejo alimentar

Esses dados indicam uma mudança significativa no comportamento de compra, onde a alta dos preços impacta diretamente as decisões de consumo.

Quer se aprofundar nos dados da Scanntech e acompanhar de perto o desempenho do varejo alimentar brasileiro?

O Radar Scanntech é o nosso principal relatório mensal, com análises completas sobre as vendas nos supermercados e atacarejos do país. Trazemos insights sobre categorias, cestas, canais e regiões para te ajudar a tomar decisões mais inteligentes, com base no que realmente está acontecendo no mercado.

Acesse agora e baixe a edição mais recente.

Compartilhe:
Comunicação

Assessoria de imprensa

Atendemos os jornalistas através do e-mail: scanntech@loures.com.br ou telefone: (11) 96931-5418