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Retail
4 min

Perfumaria no varejo reflete novos hábitos do consumidor

O mercado de perfumaria cresce no varejo alimentar, impulsionado pelo hábito de consumo, conveniência e o avanço das marcas nacionais.

Segundo a empresa que conecta profissionais, marcas e tendências dos negócios de beleza Beauty Fair, o Brasil está em 3º no ranking de maior mercado de perfumaria do mundo.

O perfume, no país, deixou de ser um item reservado para ocasiões especiais para se tornar parte da rotina do consumidor. A busca por fragrâncias que traduzem identidade, bem-estar e autocuidado tem impulsionado a categoria, que ganha força também nos canais de supermercado e farmácia.

Perfume se torna símbolo de identidade e bem-estar

Além das fragrâncias tradicionais, crescem os produtos com atributos de bem-estar, sustentabilidade e multisensorialidade, como hidratantes perfumados, sabonetes aromáticos, body splashes e perfumes veganos. Essa combinação reforça o movimento de autocuidado que se consolidou após a pandemia. Veja a matéria completa da Valor econômico.

Varejo alimentar amplia a presença da perfumaria

O nosso estudo, mostra que a categoria de Higiene, Perfumaria e Cosméticos (HPC) vem apresentando crescimento consistente nas gôndolas dos supermercados.

O avanço está ligado à conveniência e à ampliação da jornada de compra dentro do canal alimentar, onde o consumidor combina abastecimento e indulgência no mesmo carrinho.

Essa mudança amplia o alcance das fragrâncias e estimula a experimentação, principalmente com o crescimento das marcas nacionais, que oferecem produtos de qualidade a preços mais acessíveis e embalagens adaptadas à rotina do shopper.

O nosso levantamento aponta que, houve um aumento de 227% no faturamento das perfumarias especializadas em dezembro de 2024, em relação à média do ano. Já em maio, a alta foi de 141%.

“A loja física ainda tem um papel fundamental de experimentação, especialmente quando se trata de fragrâncias novas”, destaca Felipe Passarelli, executivo de Inteligência de Mercado da Scanntech.

Nordeste e São Paulo lideram o consumo de perfumaria

Em volume, o Nordeste lidera o consumo nacional de itens de perfumaria, seguido pela Grande São Paulo e pelo interior paulista.
Quando analisamos os canais de compra, a categoria chega aos lares brasileiros principalmente por meio da venda direta (35%), presentes (33%) e lojas físicas (8%).

Tendências que definem o novo consumo de fragrâncias

O estudo destaca que o perfume no Brasil hoje representa mais do que uma escolha estética, ele está conectado a comportamento, bem-estar e acessibilidade.
Entre as principais tendências, estão:

  • Fragrâncias que unem funcionalidade e prazer;

  • Expansão da perfumaria no canal alimentar e farma;

  • Crescimento das marcas nacionais e sustentáveis;

  • Adoção de embalagens menores e preços mais competitivos.

Esses fatores reforçam como o consumidor brasileiro está mais aberto a novas experiências sensoriais, com múltiplas fragrâncias usadas ao longo do dia e escolhas influenciadas por valores pessoais e estilo de vida.


Acompanhe o mercado de perfumaria no varejo com a Scanntech

Aqui na Scanntech, monitoramos o desempenho das categorias de Higiene, Perfumaria e Cosméticos em todo o varejo alimentar brasileiro, revelando insights sobre comportamento de compra, cestas e performance por canal.

Acesse nosso Radar Scanntech e acompanhe a evolução da cesta de perfumaria no varejo, com dados e tendências do consumo no Brasil.

Radar Scanntech é o nosso principal relatório mensal, com análises completas sobre as vendas nos supermercados e atacarejos do país. Trazemos insights sobre categorias, cestas, canais e regiões para te ajudar a tomar decisões mais inteligentes, com base no que realmente está acontecendo no mercado.

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