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Retail
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Fechamento 1º semestre 2025: Oportunidades e comportamento do consumidor

Fechamento 1º semestre 2025

O fechamento do 1º semestre de 2025, segundo o Scann Talk, podcast da Scanntech, com Priscila Ariani e Felipe Passarelli que você acompanha aqui, revela dados importantes sobre o desempenho do varejo alimentar no Brasil. Mesmo com cenário macroeconômico aparentemente positivo — queda do desemprego, aumento da renda média e controle da inflação — o consumo não acompanhou essas melhorias. A análise, conduzida pela Scanntech, destaca desafios e oportunidades que devem guiar as estratégias de indústria e varejo para o segundo semestre.


Cenário macroeconômico do fechamento do 1º semestre 2025

Apesar do controle da inflação e de um número maior de pessoas empregadas, o  1º semestre 2025 mostra que o consumo segue retraído:

  • Endividamento em alta compromete a confiança do consumidor;

  • Melhora de indicadores econômicos não se converteu em aumento de volume de vendas;

  • Impacto direto no comportamento do shopper e no desempenho do varejo.


Vendas no varejo: crescimento em valor e retração em volume

O varejo alimentar apresentou crescimento em faturamento, mas impulsionado por preços:

  • Unidades vendidas caíram 1,4% no período;

  • Fluxo e unidades por ticket recuaram simultaneamente pela primeira vez desde a pandemia;

  • Indústria e varejo precisam rever estratégias para manter competitividade.


Destaques do fechamento 1º semestre 2025 por cesta de produtos

Entre as cestas do varejo alimentar, apenas perecíveis apresentaram crescimento em volume e unidades:

  • Frutas, legumes e verduras (FLV): aumento de representatividade, com destaque para legumes e verduras que tiveram retração de preço;

  • Carnes de açougue: perda de participação e queda em volume, impactadas por preços mais altos;


Tendências de consumo reveladas no fechamento do 1º semestre 2025

Famílias menores e busca por praticidade

O encolhimento dos lares e a urbanização levam a maior procura por alimentos práticos e de preparo rápido.

Mercado pet em expansão

Famílias com menos filhos aumentam o número de pets, impulsionando a categoria — que cresceu mais de 5% no semestre, acima da média do mercado.

Saudabilidade e produtos zero açúcar

A preferência por produtos mais saudáveis segue em alta:

  • Crescimento de bebidas zero açúcar (refrigerantes e energéticos);

  • Aumento da demanda por cervejas premium e de baixa caloria;

  • Itens saudáveis se destacam frente às opções tradicionais.


Oportunidades para o próximo semestre

Mesmo em cenário desafiador, as tendências mapeadas no fechamento 1º semestre 2025 apontam caminhos para varejo e indústria:

  • Ajustar o mix de produtos para categorias em crescimento;

  • Explorar o segmento pet e o movimento por saudabilidade;

  • Aproveitar mudanças de preços e estoques (como no caso das carnes) para alavancar vendas.


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